ESTRUTURA FÍSICA E HIERÁRQUICA

REGRAS:

  • A primeira regra do homem de honra é aquela do silêncio. Não pode se revelar aos outros, não pode dizer que é um mafioso. O homem honrado sempre sabe exatamente como se comportar.
  • O homem honrado fala pouco e ouve muito. Mas quando fala com outro homem de honra tem a obrigação de dizer sempre a verdade: essa é outra regra da Cosa Nostra.
  • Quando o homem de honra faz algo que é considerado grave ou está errado, é morto. Se, em vez disso, a falha cobrada for pequena, é retirado do clã ou posto fora da confiança.

 Há muitas, mas algumas são mais importantes que outras. Foram aplicadas há mais de século e ainda hoje são válidas. No final de 2007, no abrigo do chefe de Palermo Salvatore Lo Piccolo que estava foragido há 27 anos, foi encontrado um caderno com as regras de Cosa Nostra. Uma espécie de prós e contras a serem abordados, àqueles que, antes ou depois, teriam tido a honra de fazer parte da organização. 

DEVERES E PROBIÇÕES:

A proibição mais categórica para homens de honra é recorrer à justiça: denunciar, acusar alguém, testemunhar. O homem de honra nunca pode se voltar para o Estado para resolver um problema. Exceto em um caso: se sofre o roubo de um automóvel. Se o carro de um mafioso for roubado, pode entrar em uma delegacia de polícia e denunciar. 

Outra proibição é o sequestro de pessoas: a partir da segunda metade dos anos 60, a Comissão da Cosa Nostra decide que na Sicília não se podia sequestrar pessoas com essa idade. 

Uma outra proibição é o gerenciamento do negócio da prostituição: fazer dinheiro com sexo tem sido sempre desonroso para os homens de honra sicilianos. E o mesmo se aplica aos jogos de azar e agiotagem. 

CARTA CONSTITUCIONAL DA MÁFIA SICILIANA: 

As regras de adesão mostram grande atenção aos valores morais e sexuais: 
  • O chefe da família é eleito pelo voto de todos os membros da Família; 
  • O vice-chefe é chamado pelo chefe da Família. Assim também o capodecina; 
  • O chefe da Família é aquele que dá a última palavra; 
  • O Conselheiro tem o papel de manter todos unidos na Família. E dá conselhos para o bem da família; 
  • O mandamento é uma família que tem um lugar na Comissão; 
  • A Comissão é composta por todos os chefes do mandamento. É constituída para exercer um equilíbrio nas famílias e na Cosa Nostra e para decidir os fatos mais delicados e as decisões a ser tomadas; 
  • Não pode se apresentar sozinho a outro amigo nosso se não houver um terceiro para fazê-lo; 
  • Não se olha para as esposas dos nossos amigos; 
  • Não se faz comparações com policiais. Não frequentam bares nem clubes; 
  • Tem o direito – a qualquer momento – de estar disponível à Cosa Nostra, mesmo que sua esposa esteja prestes a dar à luz; 
  • Deve respeitar as esposas. Não se pode se apropriar do dinheiro de outros e de outras famílias; 
  • Não é possível ingressar na Cosa Nostra quem tem um parente próximo nas várias forças da ordem, quem tem traição sentimental na família, quem tem um mau comportamento e/ou que não tem os valores morais. 

FILME – TELEDREMATURGIA:

Baseado no livro de Blanka Lipinska, 365 DNI (365 Days) é descrito como a resposta polonesa ao hit que 50 Tons de Cinza virou no país europeu. 

A trama segue a jovem Laura, que está de férias na Itália. Porém, tudo sai errado e ela é sequestrada na Sicília. 

Massimo, o sequestrador, é o jovem líder da máfia italiana. Ele tenta fazer Laura se apaixonar por ele em 365 dias – por isso o nome do filme da Netflix, 365 DNI (365 Days). 

Apesar do filme trazer como tema o romance do casal, se torna quase impossível não notar a influência da Máfia Italiana na vida de Massimo Torricelli já que o mesmo é o líder da Máfia e está envolvido nesse meio, chegando colocar a vida de sua amada em risco diversas vezes. 

SOLDADOS/COLABORADORES – CARGOS QUE POSSAM EXISTIR 

A Família:

Com esse tipo de organização criminosa é típico tanto na Cosa Nostra Siciliana quanto nos Estados Unidos, na Cosa Nostra Americana. Isso ocorre, pois foi para onde mafiosos sicilianos emigraram no final do século XIX, agregando-se às famílias, e deu-se a mesma escala de hierarquia que havia na Sicília, onde a família é mais especificamente chamada de clã, um termo que vem da língua siciliana para designar um grupo mafioso. 

Estrutura da Cosa Nostra:

Os homens de Honra são os grupos de dez ou vinte, ou às vezes trinta membros, dependendo da família. São guiados pelo capodecina. Cada família tem um líder que é chamado de representante. O chefe tem um vice e também um ou mais conselheiros. Várias famílias normalmente tem entre duas e três que formam um mandamento. 

Já os Capimandamento elegem, entre eles, quem será o chefe da comissão provincial, que representa o mais alto órgão de tomada de decisão sobre o território. Quando uma família não tem chefe, poque foi morto ou preso, a Comissão nomeia um regente até toda família, até a família dar um novo chefe. 

Entre o final dos anos 1970 e início de 1980, os chefes também criaram um organismo chamado “interprovincial” a fim de regular os negócios e os interesses da Cosa Nostra nas várias áreas da ilha. Por certo período, há trinta anos, Cosa Nostra havia também uma comissão regional, chefiada por um mafioso catanese, Giuseppe Calderone, que exercia uma posição de confiança. Alguns colaboradores da justiça haviam falado de uma “Comissão Mundial” que, no entanto, aos investigadores sempre resultou mais em uma distração pitoresca do que um verdadeiro organismo. 

Cargos:

– Boss (chefe):

Todos os membros de uma família elegem o seu próprio líder (chefe), que tem apenas um representante, nomeando um vice-chefe e um ou mais capodecina (é a cabeça de uma décima, um ramo dentro de uma família da máfia, nas famílias maiores, a capodecina é selecionada pelo chefe da família e coordena unidades de cerca de dez pessoas). 

– Underboss (subchefe):

Essa função pode se assemelhar a de um intermediário, mas muitas ocasiões são associadas ao comando de uma operação que não requer a intervenção direta do chefe. O subchefe, na ausência do representante, se torna automaticamente o regente de todo o clã (é um grupo familiar composto por homens de honra deveras seletos, não só unido pelos laços da máfia, mas também por laços de sangue). 

– Conselheiro:

É o braço direito do representante, ou seja, o chefe é definitivamente o “conselheiro”, chamado para dar conselhos ao chefe e a todos os membros da família, muitas das vezes essa função é a partir de mínimo um e no máximo três, como eu disse anteriormente depende do tamanho da família. Normalmente o conselheiro é um afiliado mais velho da família, já em alguns casos, a figura do conselheiro e do vice-chefe coincidem. 

– Capodecina:

São os “dez cabeças” ou “clemenza” é nomeado pelo o chefe da família e atua como um canal de comunicação entre os representantes e os soldados. Ou seja, o capodecina coordena os afiliados e os “mais perto” à família e também é responsável para notificar todos os afiliados quando fazem reunião. 

– Soldado:

Os soldado ou homem de honra (muitas das vezes, são conhecidos como um “made man”) é um membro da família ritualmente filiado que tem um peso. Ele elegerá um representante da sua própria família e também é responsável pela realização de atividades que concede a sua capodecina (tráfico de droga, extorsão, recolhimento de dívidas, operação de agiotagem e assassinato). 

– Associado:

Os Associados são aqueles que não fazem parte da família de fato, porém costumam ocasionalmente auxiliar soldados durante certas operações que exijam força, habilidade, dentre outros, nesse tipo de associado se incluem traficantes, policiais e outros criminosos. Existem também outro tipo de associado que não costuma se envolver em conflitos armados, mas pode ser útil para outras ocasiões como ganho de influência dentre outros, neste caso estão os políticos.

AINDA EXISTE ESSA ESTRUTURA DA MÁFIA?     

Na Itália está bem diferente, mas os Estados Unidos continuam desta forma. Na Itália existiu até na chegada de Totó Riina, que tornou cada vez mais a organização oligárquica. Ele ampliou e alongou os mandamentos a seu gosto e para sua convivência, mudando a geografia da máfia. Era apenas ele que podia estabelecer os limites de um mandamento.

O Totó decidiu que a Cosa Nostra não era mais como descrevia o mafioso Leonardo Messina, uma sociedade secreta, mas, também democrática, pois algumas famílias só votaram depois de um debate para eleger os seus próprios representantes.

Já o chefe de Corleone, por outro lado, proibiu o diálogo interno que durou quase um século e meio. Com isso, ele tomou posse da Cosa Nostra com um golpe que lhe permitiu tornar-se ditador e permaneceu no topo da pirâmide por pelo menos vinte anos, ou seja, a Cosa Nostra tornou-se Cosa dele.

OS 10 MANDAMENTOS:

1 - Não pode se apresentar sozinho a um amigo nosso, senão um terceiro irá fazer isso. (Ou seja - nenhum membro da Cosa Nostra pode ir sozinho a um encontro).

2 - Não se deve olhar para as mulheres dos nossos amigos.

3 - Não deve se meter em confronto com os policiais.

4 - Não se deve frequentar bares ou clubes.

5 - Deve estar disponível a qualquer momento à Cosa Nostra. Até mesmo se a mulher está por dar à luz.

6 - Os compromissos devem ser respeitados.

7 - Deve-se respeitar a esposa.

8 - Quando for chamado para esclarecer qualquer coisa, deverá dizer a verdade.

9 - Não pode se apropriar de dinheiro que pertence a outros ou a outras famílias.

10 - Não pode fazer parte da Cosa Nostra quem tem um parente nas diversas forças de ordem italianas, quem já traiu sentimentalmente dentro da família (mafiosa) e quem tem um péssimo comportamento e não respeita os valores.

ORGANOGRAMA SIMPLES DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA:

Máfia siciliano - Cosa Nostra: 

Os sicilianos estabeleceram um modelo para outras máfias. Os membros do grupo começaram a transmitir seus preceitos no século 19 e, a partir daí, cresceram em poder e sofisticação.

A Cosa Nostra, que significa algo como "assunto nosso" em tradução livre, é considerada a primeira máfia baseada em clãs familiares. Ela é famosa pelo omertà, um código de silêncio que serve para demonstrar lealdade total ao grupo. Quem a descumpre é considerado traidor e pode ser torturado ou morto. Casos de descumprimento das punições podem levar a castigos a famílias inteiras.

Os membros da Cosa Nostra continuam resolvendo disputas de negócios dessa forma, desafiando a autoridade das cortes italianas. Muitos sicilianos odeiam a máfia por causa do pizzo, uma forma de extorsão de comerciantes locais.

A Cosa Nostra ganhou notoriedade nos Estados Unidos ao conquistar territórios. Ela acabou por se tornar uma força no crime organizado em Chicago e Nova York. Seus membros ganharam muito dinheiro vendendo bebida alcoólica durante os anos de Lei Seca, na década de 1920.

O principal negócio da Cosa Nostra atualmente é o tráfico de heroína. Segundo o FBI, a organização criminosa nos Estados Unidos hoje pouco tem a ver com os clãs da Itália.

A palavra máfia é derivada do adjetivo siciliano mafiusu, que pode ser traduzido como "arrogante" ou "audaz". O termo também é usado de maneira incorreta para qualquer quadrilha que se dedique ao crime.

Alguns clãs da máfia italiana operam de maneira global, concorrendo com outras, como a russa, a chinesa e a albanesa. Porém, algumas vezes essas gangues compartilham os crimes e os lucros.

Ao mesmo tempo, a Cosa Nostra busca influenciar a política nacional, tanto na Itália como nos Estados Unidos.

A Cosa Nostra e outros três clãs familiares, que atuam em outras regiões da Itália - a Camorra, a Ndrangheta e a Sagrada Coroa Unida -, têm cerca de 25 mil membros, além de 250 mil filiados no mundo, segundo dados do FBI.

A Cosa Nostra entrou em guerra contra o Estado italiano quando seu líder era Salvatore Riina. Conhecido como "padrinho" e "Toto", Riina assumiu seu comando em meados da década de 1970.

Em maio de 1992, seus homens detonaram a bomba que matou o juiz Giovanni Falcone, sua mulher e seus seguranças. Falcone era responsável por uma série de processos contra a máfia.

Dois meses depois, capangas de Riina voltaram a atacar com explosivos e mataram o substituto de Falcone, além de cinco de seus seguranças.

Riina morreu em novembro do ano passado, aos 87 anos, enquanto cumpria 26 sentenças de prisão perpétua por homicídios. Buscando "diversificar" os negócios, a Cosa Nostra chegou a financiar projetos nos Estados Unidos.

A sociedade siciliana tem lutado contra a máfia com determinação. Um grupo antimáfia chamado Libera Terra coordena novos negócios, como hotéis, com dinheiro e propriedades apreendidos da máfia.

Máfia napolitana - Camorra:

Estima-se que 4,5 mil pessoas pertençam aos clãs da Camorra, baseada em Nápoles e Caserta, no sudoeste da Itália.

Seu principal negócio é o tráfico de drogas e seus métodos são extremamente brutais. A organização também consegue dinheiro extorquindo construtoras, empresas de descarte de resíduos tóxicos e a indústria têxtil. A Camorra produz ainda falsificações de artigos da moda italiana.

Apesar de a Camorra ter chegado à Espanha, suas principais bases permanecem em bairros pobres de Nápoles, como Scampia e Secondigliano.

Outro aspecto importante da máfia napolitana é que as mulheres desempenham um papel importante na organização, ocupando cargos como mensageiras, contadoras e responsáveis por pagamentos a outros membros.

Máfia calabresa - 'Ndrangheta:

A Calábria, na região sul da Itália e próxima da Sicília, hoje é polo de negócios da 'Ndrangheta. Originalmente, era um dos redutos da Cosa Nostra. Seu nome vem do grego "andragathia", que significa coragem e lealdade.

O FBI estima que a máfia calabresa tenha cerca de 6 mil membros, concentrados em uma das regiões mais pobres do país.

O grupo se especializou no tráfico de cocaína. Varese, da Universidade de Oxford, aponta que a quadrilha tem relação direta com organizações criminosas no México e na Colômbia.

Estima-se que a máfia, em comunhão com os cartéis mexicanos, controle boa parte do tráfico de cocaína na Europa.

Uma demonstração da brutalidade da 'Ndrangheta ocorreu em 2007 na cidade alemã de Duisburg, quando foram assassinados seis italianos apontados como membros de grupos mafiosos. Os corpos foram encontrados dentro de vários veículos próximos de um restaurante italiano.

A 'Ndrangheta também é acusada de desviar fundos oficiais destinados a imigrantes que vivem nas ruas da Calábria.

Máfia da Puglia - Sagrada Coroa Unida:

Este é o menor grupo mafioso da Itália e é conhecido apenas como Sagrada Coroa Unida, ou Sacra Corona Unita, em italiano. A sede da organização é na Puglia, no sul do país.

Essa organização tem 2 mil membros especializados em contrabando de cigarros, drogas e armas, além do tráfico de drogas, armas e pessoas.

A Puglia é uma entrada natural para o comércio nos países Bálcãs. Acredita-se que muitos dos clãs da máfia tenham relações estreitas com quadrilhas do leste europeu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURA SIMBÓLICA