ESTRUTURA SIMBÓLICA

SÍMBOLOS QUE OS REPRESENTAM E INDENTIDADE:


As máfias da Itália carregam consigo muita história e tradição que desencadiaram um papel simbólico durante e após a unificação do país. 

Em destaque, temos 3 organizações que tiveram e ainda tem influencia e maior protagonismo no crime italiano e internacionalmente, ‘Ndrangheta, Camorra e Cosa Nostra. 

‘Ndrangheta:

A máfia mais poderosa da Itália atualmente e por muitos veículos considerada uma das maiores máfias do mundo. A associação mafiosa se formou na região da Calábria na Itália. 

Diferente de outras organizações que possuem um sistema piramidal de chefia, os grupos 'Ndrangheta são baseados em famílias de sangue (chamam 'Ndrine). Há em torno de 50 a 200 dessas famílias, totalizando aproximadamente 6.000 integrantes. Há ainda diversos sobrenomes famosos na máfia, apesar de alguns famosos mafiosos terem deixado a Itália, um exemplo é o italiano Antonio Nigro, que herdou do pai uma parcela significativa da máfia. Antônio Nigro fugiu para o Brasil com seu irmão e abriu um indústria de tecidos, com o intuíto princial de cometer atividades ilícitas, descoberta a farsa, Nigro se suicidou, o mesmo deixou uma esposa e o casal de filhos menores e gêmeos. Na 'Ndrangheta, o filho mais velho com o último sobrenome do pai, deve assumir o controle, assim como o filho dele e sucessivamente. Logo depois do desaparecimento de Tony, sua "área" foi dada ao seu primo, Franccesco Berroni.


Camorra:

O termo Camorra indica o conjunto de atividades criminosas da região da Campânia, entretanto a mesma guarda maior interesse também fora do país. 

A Camorra não tem uma estrutura vertical, como outra máfia italiana chamada Cosa Nostra, mas é apresentada como uma pluralidade de famílias, mais ou menos relacionadas umas com as outras. As alianças entre essas organizações são muito frágeis e podem levar a prováveis conflitos (guerras da Camorra), com emboscadas e assassinatos. 

Estrutura complexa composta por vários clãs diferentes, sendo relevante a organização: 
  • Tipo de influência sobre o território; 
  • Estrutura organizacional; 
  • Força econômica.

Cosa Nostra:

O termo Cosa Nostra indica uma organização criminosa presente na região da Sicília, que se tornou internacional, com laços e ligações com outras organizações.

É constituída por um sistema de grupos chamada famílias, organizada em seu interior, com base em um sistema hierárquico rigoroso composto de sócios de níveis diferente chamados de Picciotti e um chefe do referido Padrino (Padrinho). Por sua vez, os chefes da família fazem parte de uma “Comissão” ou “cúpula ”, com um ‘líder de líderes’ ”, que rege toda a organização da então Cosa Nostra.



Comentários