ESTASTÍSTICAS

MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA:

Não há números sobre a quantidade de membros, porém, em contrapartida, segundo os investigadores italianos, estima-se que as máfias faturam por ano cerca €150 bilhões (cerca de R$ 675 bilhões). Não é um número exato, por conta de ser uma atividade ilegal, porém são estimativas que se aproximam da realidade.

E com um volume de negócios de 60 bilhões por ano, e controlando 80% do mercado das drogas na Europa, a ‘Ndrangheta é apontada por muitos criminologistas como a Máfia número 1. Seus negócios vão do tráfico de drogas, até extorsão, passando pelo tráfico de armas, prostituição e lucro derivado de contratos públicos.

MORTES RELACIONADAS:

Na homenagem que ocorreu em março de 2020, no dia da memória das vítimas da máfia, realizada na cidade de Palermo no sol da Itália, contava os nomes de 980 vítimas da máfia italiana. Inclusice o pequeno Giuseppe Di Matteo, a criança que foi morta e dissolvida em ácido.

Em Corleone, cidade que é berço da máfia italiana, foi feita uma reunião pública, por causa do sindicalista Placido Rizzotto, morto em 1948, e do juiz Ugo Triolo, morto em 1978.


Na foto temos Falcone e Borsellino, que foram mortos pela máfia italiana em 1992.

EXPANSÃO DE NEGÓCIOS:

Os negócios da máfia italiana no Brasil não se limitavam ao Rio de Janeiro e a São Paulo. Documentos da contabilidade da organização mafiosa chefiada por Fausto Pellegrinetti, interceptados por agentes italianos, indicam que os negócios das empresas abertas para lavar dinheiro no país já haviam chegado ao Nordeste, Minas Gerais e a algumas cidades do interior do estado de São Paulo. Os documentos foram entregues ao governo brasileiro e são apenas uma parte das informações sobre a ação da máfia no Brasil em poder das autoridades italianas. 

De acordo com as investigações da Direção Investigativa Antimáfia italiana e do FBI norte-americano, a organização comandada por Pellegrinetti montou pelo menos três empresas de comercialização de máquinas de vídeo-bingo em São Paulo. A operação conjunta dos agentes da Itália e dos Estados Unidos revelou, que as empresas Bingo Matic, Betatronic e Nevada Diversões eram usadas para reinvestir dinheiro obtido com o tráfico de cocaína e heroína colombianas na Europa. Os lucros das atividades, com sua origem ilícita disfarçada, eram remetidas ao exterior por outra empresa do grupo, a Astro Turismo, também sediada em São Paulo.

As máquinas eram vendidas ainda no Rio de Janeiro, onde havia representantes ligados à organização, que contavam com uma grande expansão dos negócios no estado, de acordo com a Justiça italiana. 

DIVISÃO POR GÊNERO E IDADE: 

Como toda organização, a máfia tem seu organograma de trabalho. A estrutura que se tornou mais conhecida foi a da Cosa Nostra, nos EUA, com sua hierarquia clara e centralizada em forma de pirâmide No topo aparece o chefão, com um conselheiro e um subchefe no andar debaixo. Os capi (chefes), espécie de tenentes, formam a terceira fileira da hierarquia. E abaixo deles vêm os soldados, responsáveis pelo trabalho sujo. Na base da pirâmide estão os “associados” – juízes, políticos, empresários, traficantes, gigolôs, assassinos de aluguel e todo tipo de parceiro que possa ser comprado para facilitar os negócios da máfia. 

Diretor Executivo:

O subchefe da máfia é o responsável pela execução das decisões tomadas pelo chefão. Cabe a ele fazer com que os subordinados executem as tarefas que lhes são delegadas. 

Presidente:

O chefão, conhecido como dono, responde pelas grandes decisões, resolve conflitos internos e mantém todos na linha. Como maior “acionista” da organização, deve ser protegido de vínculos com a base da pirâmide. 

Conselheiro: 

O papel do consigliere é aconselhar o chefão, por meio de um julgamento menos apaixonado e mais imparcial. Caberia a ele legitimar as decisões tomadas pelo superior, assegurando que elas sejam “justas”. 

Gerentes: 

Conhecidos como capi, cada um deles comanda uma atividade ilegal da organização mafiosa. São os responsáveis pelos resultados de suas áreas, comandando quadrilhas que podem reunir centenas de homens. 

Operários: 

São os chamados soldados, categoria pela qual todo mafioso ingressa na carreira. Cabe a eles fazer todo o tipo de trabalho sujo – sem jamais envolver o nome dos superiores em suas ações. 

Parceiros: 

Políticos, empresários, juízes… Os “associados” são todos aqueles que podem prestar algum serviço ou manter negócios com a máfia, sem pertencer à organização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURA SIMBÓLICA