CONTEXTO SOCIAL

O termo Cosa Nostra indica a organização criminosa mafiosa presente na Sicília, que se tornou internacional, com laços e ligações com outras organizações.

De acordo com uma clássica reconstrução, é constituída por um sistema de grupos chamada famílias, organizada em seu interior, com base em um rígido sistema hierárquico composto de sócios de níveis diferente chamados de Picciotti e um chefe referido Padrino (Padrinho). Por sua vez, os chefes da família fazem parte de uma Comissão ou cúpula, com um líder de líderes, que rege toda a organização.

ONDE COMEÇOU: 

A Cosa nostra (também conhecida apenas como Máfia) é uma sociedade criminosa secreta que se desenvolveu na primeira metade do século XIX na Sicília, Itália. No final do século XIX, a Cosa nostra também se desenvolveu nos Estados Unidos. Segundo Paolo Pezzino, "a Máfia é um tipo de crime organizado não apenas ativo em vários campos ilegais, mas também com tendências a exercer funções soberanas".

QUANDO NASCEU ESSE PODER: 

Cosa Nostra nasceu lá no oeste da Sicília, no início do século XIX. Suas origens estão ligadas a propriedade rurais e produtivas da Sicília até o início do século XX. 

Por um lado, há os miseráveis camponeses; por outro, a aristocracia rural, herdeiros de um dos últimos sistemas feudais na Europa. Entre eles, há os “Gabellotti”, uma classe cruel e violenta de campeiros, arrendatários e fatores, que exercem funções de controle, gestão e corretagem das propriedades e das suas produtividades.   

COMO COMEÇOU:

A máfia siciliana nasceu em um momento em que estes senhores (os Gabellotti), muitas vezes cercados por capangas com um passado violento, param de trabalhar e começam a gerenciar, de forma ainda mais autoritária, seu poder ao redor dos grandes negócios. Assim, os Gabellotti (primeiros mafiosos) dão à luz a seitas secretas, fraternidades, grupos e gangues. 

O primeiro documento histórico, que nomeou um clã de forma mafiosa foi em 1837, em que o procurador geral de Trapani, Pietro Cala Ulloa, relata a seus superiores em Nápoles, os negócios de estranhas seitas ou irmandades dedicadas a empresas criminosas e que corrompiam também os funcionários públicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURA SIMBÓLICA